Cientista brasileira é eleita vice-presidente do Painel de Mudanças Climáticas da ONU

FOTO - CIENTISTA BRASILEIRA - 13 DE OUTUBRO DE 2015

 

O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) elegeu nesta quarta-feira, 7 de outubro, seus três vice-presidentes, entre eles a renomada acadêmica e pesquisadora brasileira Thelma Krug, informou a agência de notícias EFE.

A cientista brasileira dirige o escritório de relações internacionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e desde 2002 foi vice-presidente de um grupo de trabalho no IPCC sobre gases que causam o efeito estufa.

Os outros dois novos vice-presidentes do principal órgão mundial sobre a ciência do aquecimento da Terra são Ko Barret, dos Estados Unidos, e Youba Sokona, do Mali.

O sul-coreano Hoesung Lee foi eleito na terça-feira (6) o novo presidente do IPCC, organismo agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Economista especializado em energia, Lee concorria com outros cinco candidatos. Ele assume a vaga que era ocupada, desde 2002, pelo indiano Rajendra Pachauri, e terá a missão de conduzir, pelos próximos anos, a confecção do sexto relatório de avaliação do painel.

Outros seis cientistas latino-americanos concorrem para ocupar algum dos cargos de diretores do painel que serão decididos na 42ª reunião do IPCC, realizada esta semana em Dubrovnik, na Croácia.

Fonte: Eco Desenvolvimento

Related articles

Voltar ao início da página